domingo, 19 de setembro de 2010

Escalada Morro da Cruz - Florianópolis SC

Florianópolis e região conta com diversas áreas de escalada, com boulders, falésias, e uma parede de 130m.
Uma das principais áreas é o Morro da Cruz que conta com mais de 30 vias de escalada esportiva.


A grande maioria das vias é protegida com grampos e/ou chapeletas. Poucas vias exigem proteção móvel. A extensão das vias não excede 25 metros.



O base das vias é confortável com alguns locais de sombra. Não há fonte de água no local, e repelente de insetos é bem vindo a qualquer época do ano. No verão a área de escalada fica bem abafada e úmida sendo preferível escalar no início da manhã. No final da tarde em dias muito abafados acaba chovendo. Após chuvas fortes e duradouras a rocha demora para secar pelo menos 1 ou 2 dias de tempo bom. Algumas vias podem levar mais tempo.
A área de escalada está dividida em dois setores, a Face Noroeste e a Face Leste. A seguir estão listadas as vias dos dois setores. As vias estão listadas da esquerda para a direita de quem está olhando para a pedra. Devido a descontinuidade entre as gerações de escaladores algumas vias são conhecidas por mais de um nome. Após a listagem das vias são indicadas algumas referências de como identificá-las.

Setor - Face Noroeste

Voltado pra o Centro da cidade e para a Beira-mar Norte, conta com maior número de vias e é mais procurado. O sol começa a bater no final da manhã. O acesso por baixo é feito por um terreno baldio na esquina de um beco ao final da rua Édio Ortiga. Cruza-se o terreno baldio pela lateral do muro da casa que fica à direita do terreno. Após cruzá-lo segue-se a direita pela calha dos fundos da casa. Em seguida a trilha segue bem clara pela mata. A caminhada dura em torno de 10 minutos.
Veja este setor no google earth



O acesso por cima é feito pelo caminho do mirante no final da avenida do Antão e a trilha não é muito clara. Leva cerca de 5 minutos para chegar no topo da via 25 e até 10 minutos para as vias 11 e 14/15. É possível fazer rapel para descer nas vias 11, 14/15 e 25.

 

 

 

 

 

Setor - Face Leste

Voltado para o bairro Trindade, com apenas 5 vias é pouco frequentado. O sol bate de frente no período da manhã. O acesso é possível apenas por cima por um trilha pouco clara. É possível um rapel de 30 metros na via 'Baba do quiabo' ou seguir a trilha que desce até a base das vias com passagem por uma pequena chaminé.
Veja este setor no google earth


Como chegar no Morro da Cruz


Foto: Cristiano
Fonte: http://www.acem.org.br/morro_da_cruz.php

Um comentário:

  1. Olá Gerson! Muito bom seu post! Com tantas áreas para escalar aqui em Florianópolis precisamos mesmo é valorizar. Estou vindo de São Paulo querendo voltar a praticar regularmente aqui em floripa, apesar da vontade, não conheço a galera da escalada ainda.
    Grande abraço

    ResponderExcluir