domingo, 12 de setembro de 2010

Escalada Esportiva x Alimentação

 A escalada esportiva nada mais é do que uma arte de escalar montanhas, paredes ou qualquer outra estrutura que possibilite a subida com a força e mobilidade corporal. Uma atividade que exige habilidade como o equilíbrio. Dentro da escalada existem diversos tipos de estilos de escaladas os quais podem influenciar nas necessidades especificas em relação à dieta e aos treinos preparatórios. Divide-se em três categorias distintas. São elas: Escalada de Boulder, de Dificuldade e de Velocidade.


O esporte escalada esportiva é uma prática que utiliza as técnicas e movimentos de montanhismo e que tem como objetivo exigir o máximo de força e concentração do atleta. A técnica, a coragem, a adrenalina, juntamente com a força, são os fatores fazem da Escalada um esporte apaixonante.

Uma atividade que vai além de homens querendo escalar grandes arranha-céus pelo mundo. A escalada é muito mais importante que isso, e quem pratica quer antes de tudo desenvolver uma atividade que irá livrá-los do stress do dia-a-dia. A pratica pode ser feita por qualquer um, não é usado só os movimentos do corpo mas também o raciocínio rápido e muita inteligência na hora de escolher o melhor caminho.

O gasto energético na escalada pode ser influenciado de acordo com as situações específicas da escalada, porém os sistemas oxidativo e o ATP-CP são os prioritários na transferência da energia na escalada esportiva indoor, independentemente da intensidade das rotas ou do nível de aptidão dos indivíduos. Então a musculação tem o mesmo sistema de energia e seria sim uma base de treino importante para o escalador.

O consumo de carboidrato é a principal fonte de energia para o esportista ou atleta dessa modalidade e ele pode ser consumido em alimentos e em forma de suplemento. Banana, maçã, melão, laranja, mamão, uva, pêssego, açai, pão, batata cozida, aveia, granola, macarrão, tubérculos, biscoitos sem recheio.Os suplementos para manter a escalada seria legal carboidrato de absorção gradativa, existem esses suplementos em forma de gel, em pó para ser misturado com liquido, em forma de barra e os isotônicos que são bebidas de carboidratos acrescentada de micronutrientes já prontas, e existem as em pó para serem preparadas.

As refeições principais como almoço e jantar deve existir pelo menos 1 porção de carne ou ovo, a ingestão de legumes e verduras ajudaram nos processos bioquímicos os quais melhoram o raciocínio.

Uma alimentação saudável é sempre lucrativa para qualquer atividade, basta não exagerar em comidas “junk food”.

Para cada tipo de pessoa existem os alimentos e suplementos que melhor se enquadre ao seu tipo Físico e quantidades apropriadas que lhe dará um melhor resultado, consulte seu nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário