quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Concentração no músculo ou na agarra: Otimização Estática

A maioria dos escaladores visa um estilo de escalada mais dinâmico. Entretanto, a maioria dos escaladores da do Campeonato Mundial são monstros quando se trata de força muscular estática! Por que esta contradição? Por que e quando você deve usar movimentos estáticos ou dinâmicos, respectivamente? Como isto está relacionado à concentração mental quando você está preste a entrar no movimento do crux de uma via?

A idéia inspiradora deste artigo, veio de problemas que muitos amigos escaladores tiveram com escaladas de muito braço e bombantes.Para eles, eu sempre digo: - Não se concentre na próxima agarra e sim na flexão da musculatura.Você deve concentrar-se em fazer sua mão que está mais baixa ficar o mais próximo possível do peito antes de alcançar a próxima agarra com a mão mais alta. São os músculos do braço que decidirão se você alcançará e ficará na próxima agarra.

Baseando-se no esforço, a melhor técnica para um único movimento é quase sempre um movimento semidinâmico, que reduz o estresse no braço mais baixo comparado ao movimento estático. Entretanto, se você tem 15 movimentos similares seguidos é sempre melhor escalar estático. Existem duas razões principais para isto: primeiro, movimentos estáticos permitem a mão livre a descansar por uma brecha de segundo e depois, leva menos esforço a mão, pegar uma agarra após um movimento estático(isto é, controlado). É por isso que tantos escaladores de ponta, do Campeonato Mundial, são escaladores estáticos. Muitos estão tão programados a fazer movimentos estáticos que eles nunca usam o estilo Por conseguinte, assim que a força estática acaba, eles irão de alguma forma estranha e súbita, cair.

Para se tornar um escalador melhor, você deve concentrar seu treino nos movimentos musculares estáticos. Entretanto, o treino também deve incluir movimentos dinâmicos. A razão para isto é que é bem simples praticar e usar movimentos estáticos comparados a movimentos dinâmicos, pois, os últimos, são mais desafiantes para o psicológico. Então, se você só treina movimentos estáticos, sofrerá bloqueios mentais em tentativas à vista. No entanto, se você só treina dinâmicos, vai faltar força para blocar.

Estudo extra :
Movimentos "drop-Knee"
Desafios Físico Técnico Mental
Estático Alto
Knee-drop Alto
Dinâmico - Baixo Alto

O movimento mais complicado da escalada é o "knee-drop', que desafia você física, técnica e mentalmente... Para conseguir fazer um "knee-drop" você tem que passar o ponto crítico onde os pés estão empurrando seu centro de gravidade pra fora antes que você atinja a posição encaixada que possibilite.Os escaladores do Campeonato Mundial tornaram-se especialistas no complicado movimento "knee-drop" desde que os "Route-setters" quiseram mostrar ao público algo espetacular.
Fonte : http://www.8a.nu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário